Política

Witzel demite secretário de Desenvolvimento Econômico

Secretário presta esclarecimentos aos deputados estaduais. Foto: Alerj/Divulgação

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, foi exonerado nesta quarta-feira (3). O ato, assinado pelo governador Wilson Witzel (PSC), foi publicado em edição extra do diário oficial do estado sem o 'a pedido' - o que indica demissão.

Tristão foi o pivô de um desgaste entre a bancada governista na Assembleia do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Palácio das Laranjeiras.

O secretário chegou a ser recebido na Alerj para oitivas em fevereiro deste ano, após ser acusado pelo presidente André Ceciliano (PT) de conduzir um esquema de espionagem contra os deputados. Na ocasião, ele negou levantamento de dossiês ou instalação de escutas nos gabinetes.

A tensão se agravou na última quinta-feira (28), quando o governador nomeou para a Casa Civil uma indicação de Tristão, seu subsecretário Guilherme Macedo Reis Mercês.

Na sequência, o deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) resolveu entregar o posto de líder de governo, deixando Witzel isolado no parlamento. A oposição viu na redução da bancada uma possibilidade de dar partida no processo de impeachment.

O governador não se pronunciou oficialmente sobre a demissão de Tristão, que ocupava a secretaria desde o início do governo. Seu substituto ainda não foi definido.

Publicado às 12h40

< Como solicitar auxílio-doença durante a pandemia Comissão da Alerj vai investigar contratos emergenciais <